O cantor, compositor, guitarrista e produtor musical britânico Mark Knopfler, lançou essa semana um box especial com 11 vinis contento álbuns da sua carreia solo de 1996 a 2007.
Knopfler se tornou conhecido como o guitarrista principal, cantor e compositor da banda de rock Dire Straits. Ele seguiu carreira solo depois de deixar a banda em 1987. Os integrantes da banda reuniram-se novamente no início de 1991, mas se dissiparam em 1995. Ele agora é um artista solo independente.
Fotos: www.markknopfler.com - reprodução |
O seu primeiro álbum foi Golden Heart, de 1996. Porém, poucas cópias dele em CD foram produzidas, sendo, hoje, raríssimas. Escreveu também algumas trilhas sonoras e teve ainda uma outra banda, chamada The Notting Hillbillies. Participou também no trabalho de outros artistas, como Bob Dylan, Eric Clapton e B. B. King, e produziu álbuns para Tina Turner, Randy Newman e, novamente, Dylan. Ao longo da sua carreira, fez mais de quatrocentos concertos em mais de trinta países. Mark é considerado um dos melhores guitarristas e compositores de todos os tempos. Apesar de canhoto, ele toca como destro e de uma forma totalmente inovadora: com a combinação principalmente do polegar, do indicador e do dedo médio, sem o uso de palhetas.
O próximo álbum de Mark seria lançado em 2000, intitulado "Sailing to Philadelphia", alcançando significativo sucesso comercial, devido em parte ao grande número de participações especiais como Van Morrison.
Em 2002 ocorreu o lançamento do então terceiro álbum solo de Mark, "The Ragpicker's Dream". Devido a um acidente de moto ocorrido em março de 2003, em Grosvenor Road, Belgravia, a turnê foi cancelada. Mark teve quebradas sete costelas, uma clavícula e escápula, ficando afastado até sua total recuperação. Seu retorno aos palcos veio em 2004 com o lançamento do quarto álbum solo "Shangri-La".
Shangri-La foi gravado no Shangri-La Studio em Malibu, California em 2004. Na divulgação de "Shangri-La" em seu site oficial, Mark afirmou que a formação da época, constituída por Glenn Worf (baixo), Guy Fletcher (teclados), Chad Cromwell (bateria), Richard Bennett (guitarra) e Matt Rollings (piano), "tocava as músicas do Dire Straits melhor do que o Dire Straits podia". A turnê do álbum levou Mark a países como Índia e Emirados Árabes Unidos pela primeira vez, lotando casas de show em Mumbai e Bangalore.
Knopfler lançou seu quinto álbum solo de estúdio, "Kill to Get Crimson", em 14 de setembro de 2007 (Alemanha), 17 de setembro (Reino Unido) e 18 de setembro (Estados Unidos). Durante o outono de 2007, vários shows menores foram realizados em cidades europeias para a promoção do álbum. Uma turnê na Europa e na América do Norte seguiu-se em 2008, restaurando um repertório mais tradicional baseado nos primeiros álbuns de sua carreira solo.
Continuando um padrão de alta produtividade em sua carreira solo, Knopfler voltou ao estúdio para gravar o álbum "Get Lucky", que seria lançado em setembro de 2008. Seguiu-se uma turnê extensiva através da Europa e América do Norte, com o álbum encontrando moderado sucesso em vendas, alcançando destaque sobretudo na Noruega, Alemanha, Itália e Holanda.
O álbum Privateering, foi lançado 3 de setembro de 2012. Vinte faixas originais estão presentes no álbum, lançado no formato de disco duplo. Um dos meus álbuns favoritos com toda certeza, já falamos dele aqui nesse post.
Em 2015, foi lançado o álbum Tracker, com participação especial de Ruth Moody na canção "Wherever I Go" e em 2018 seu mais recente trabalho o álbum Down the Road Wherever.
No dia 1º de outubro de 2021 ele anunciou o lançamento do box com uma coleção remasterizada dos primeiros cinco álbuns de estúdio do catálogo de Mark Knopfler, para marcar o 25º aniversário de seu primeiro álbum solo de estúdio Golden Heart. Por isso o box, inclui então Golden Heart (1996), Sailing To Philadelphia (2000), The Ragpicker's Dream (2002), Shangri-La (2004), Kill To Get Crimson (2007), além de um disco bônus exclusivo de b-sides de estúdio desse período: Gravy Train: The B-Sides 1996-2007. O áudio foi recentemente remasterizado por Miles Showell no Abbey Road Studios em Londres.
O box possui 11 pretos de 180g acomodados em uma caixa externa rígida e ainda inclui 6 cards da arte em relevo de cada uma das capas.
- LP 1 e 2: Golden Heart - Remasterizado
- LP 3 e 4: Sailing To Philadelphia - Remasterizado
- LP 5 e 6: The Ragpicker's Dream - Remasterizado
- LP 7 e 8: Shangri-La - Remasterizado
- LP 9 e 10: Kill To Get Crimson - Remasterizado
- LP 11: Gravy Train: The B-Sides 1996-2007 - Remasterizado